O exame tem a finalidade de fazer o primeiro estudo completo da morfologia do feto.
Período de realização entre 11 e 13 semanas e 6 dias de gestação (que representa o tempo em que o feto mede, da cabeça até a nádega, de 45 a 84 mm de comprimento) onde avaliamos possíveis alterações que possam existir na anatomia do feto.
Com os parâmetros e medidas realizados podemos através de software específico calcular o risco para algumas doenças genéticas.
O exame morfológico do 2º trimestre visa avaliar toda a formação do feto e todos os sistemas fetais são estudados neste exame.
Procuramos evidências de alterações anatômicas ou indícios de que alguma doença congênita, seja ela de origem genética ou adquirida intra-útero. Também é o momento recomendado para avaliar a medida do colo uterino, importante marcador para parto prematur
Têm finalidade de avaliar o peso fetal, sua posição, o líquido amniótico e a placenta, além de reavaliar a morfologia do bebê em qualquer idade gestacional.
O estudo Doppler a cores permite a análise da circulação feto-placentária e materna com o objetivo de confirmar o bem-estar do concepto.
O objetivo é avaliar a superfície do feto, o exame 3D auxilia na avaliação principalmente da face do bebê. No modo 4D avaliamos o feto com movimentos e no 5D o software do ultrassom aplica detalhes da pele fetal trazendo a proximidade da realidade.
Pode ser utilizado no auxílio ao diagnóstico de patologias (fenda labial e espinha bífida por exemplo), mas é para apreciação dos traços fetais que as mamães mais procuram pelo exame. Pode ser realizado em qualquer período, mas quanto menor o feto, menos definição, assim como maior o feto, menos espaço disponível para avaliá-lo.
O período mais comum para este exame gira em torno de 24 a 30 semanas de idade gestacional. A qualidade da imagem pode variar de acordo com a posição da placenta, quantidade de líquido amniótico, posição fetal e biotipo materno.
FETAL VIDA | DA VIDA SAÚDE © 2024