logo fetal vida

Investigação

NIPT

O NIPT ( sigla em inglês para teste pré-natal não invasivo) trata-se de um exame de sangue simples colhido da gestante e, por isso, não é invasivo e não apresenta risco, nem para a mãe e nem para o bebê. Pode ser realizado a partir de nove semanas completas de gestação.

Esse exame diferencia o DNA fetal e materno e avalia possíveis alterações cromossômicas no feto.

 

Rh Fetal

Gestantes com diagnóstico anterior de imunização pelo sistema Rh e que esteja novamente grávida ou que tenham teste precoce positivo de coombs indireto podem ter a determinação do sistema Rh fetal feito através do seu sangue. Saber deste resultado muda muito a forma de seguimento gestacional e possibilita intervenções mais precoces.

 

Amniocentese

Realizada através de punção uterina, a amniocentese consiste na retirada de uma pequena amostra de líquido amniótico que contém células fetais em suspensão e assim é possível o estudo da genética fetal.

 

Está indicada a partir de 16 semanas de idade gestacional para minimizar os riscos de rotura da bolsa.

 

Também pode ser realizada para pesquisa de infecções que possam estar atingindo o feto ou para esvaziamento em situações de excesso de líquido amniótico.

 

Biópsia de Vilo Coriônico

A Biópsia de Vilo Coriônico, realizada entre 11 e 14 semanas de idade gestacional, visa a retirada de amostra de material placentário para estudo genético.

Trata de uma punção uterina e aspiração de pequena quantidade de material da placenta. 

Indicada após a suspeita de doença genética ao ultrassom morfológico do 1o trimestre.

 

Cordocentese

Punção do cordão umbilical do feto para fins diagnósticos e/ou tratamentos. Permite a retirada de amostra de sangue fetal presente nos vasos do cordão, bem como confere um acesso direto a circulação fetal permitindo a aplicação de medicamentos, além de poder realizar transfusão sanguínea nos fetos com anemia.

PHOTO-2024-01-22-16-20-49